Genealogia SOUZA VIANNA (I)

Suporte aos textos publicados no Sumidoiro’s Blog, associado a este Docs do Sumidoiro. Para mais informações, clique em http://sumidoiro.wordpress.com/

Os primeiros

VIANNA mapa Gen I

Leia e veja mais em Sumidoiro’s Blog: Viana a terra o nome – No alto daquela serra – A família de Bernardo  – Viannas e o Castello.

Óbito − “Aos vinte de agosto de mil oitocentos e vinte e cinco dentro desta Matriz de Santa Luzia sepultou-se Bernardo de Souza Vianna, casado com Dona Angelica Maria Ribeira [Ribeiro] , o qual falleceu com todos os Sacramentos; foi depositado nesta Matriz onde se fez desta sua Alma um solemne Officio de nove liçoens, com assistencia das Irmandades deste Arrayal e com os Sacerdotes do mesmo e mais das Freguezias circunvizinhas que se poderão convocar, que excedeo o numero de vinte, os quaes todos disseram Missa de corpo presente; todo este acto presidiu o Reverendo Vigario desta Freguezia, o qual solemnemente o encomendou do que tudo para constar se abrio este assento que assignei. / O Vigr.o Manoel Pires de Miranda.”

VIANNA, Bernardo de Souza – Cúria Metropolitana de Belo Horizonte / Sabará, ago – 1824 / nov -1873, fl. 1v.

Óbito − “Aos 25 de setembro de mil oitocentos e cincoenta e quatro sepultou-se nesta Matriz Dona Angelica …… viuva do finado Bernardo de Souza Vianna branca; a qual falleceu com todos os Sacramentos e de idade de oitenta e tantos annos e foi por mim Encomendada com assistencia de hum Sacerdote e a Muzica; do que se fez este assento que assignei. / O Vigro. Encomdo. Antonio Francisco Moreira.”

RIBEIRO, Angélica Maria Pacheco – Cúria Metropolitana de Belo Horizonte, Santa Luzia, 1825 /1873, fl. 117.

Casamento − “Aos desanove de Fevereiro de mil oitocentos e des na Ermida da Quinta, feitas as diligencias de estilo, sem se desquobrir impedimento algum com Provisao do Juizo Eclesiastico de Sabará em presença do Padre Jose Dias de Avellar de licenca minha e das testemunhas Martinho de Carvalho e o Alferes Jose Antonio Rodrigues Chaves de mutuo consentimento se receberao em Matrimonio por palavras de presente Antonio de Souza Vianna e Jozefa Fernandes de Azevedo moradores nesta Freguesia de Sancta Luzia, logo o mesmo Padre lhes deu as bencaons nupciais na forma do Ritual, o que tudo me constou pelo assento que se me enviou, e de que se fez este que assinei. / O Coadjutor Manoel Pirez de Miranda.”

VIANNA, Antônio de Sousa / AZEVEDO, Josefa Fernandes de – Cúria Metropolitana de Belo Horizonte, Santa Luzia, 1808/1822, fl. 14.

Óbito − “Aos desesseis dias do mes de Dezembro de mil oitocentos e cincoenta e seis annos falleceo Antonio de Souza Vianna casado com Dona Josefa Fernandes de Azevedo e filho natural de Theresa Moreira; de idade de setenta annos, pouco mais ou menos: foi encomendado solemnemente e sepultado dentro da Capella da Quinta filial da Matriz de Nossa Senhora da Saude da Alagoa Santa. / O Vigro. encomdo. João Bap.ta Correa.

VIANNA, Antônio de Souza – Cúria Metropolitana de Belo Horizonte, Lagoa Santa, nov 1823 / out 1861.

Casamento − “Aos vinte e dois de Junho de mil oitocentos e dezoito na Capella de Nossa Senhora do Rosario da Quinta pela huma hora da tarde feitas as diligencias do estillo sem se descubrir impedimento algum com Provizão do Muito Reverendo Doutor Vigario da Vara da Comarca na Presença do Padre João Pereira de Sá de minha licença e das testemunhas José de Souza Vianna* (* tio) e Joaquim Henriques de Freitas, de mutuo consensu se receberão em Matrimonio por palavras de presente João Teixeira de Abreu e Francisca de Souza Vianna, elle filho legitimo de Antonio Ferreira de Abreu e Maria Teixeira da Cruz, natural da Freguesia de Sabará, e ella filha natural de Joanna Cordeira, natural desta Freguesia de Sancta Luzia aonde ….. residem; e o mesmo Padre lhes lançou as bençãos do custume conforme o Ritual Romano, de que para constar se fez este assento, que por verdadeiro assignei. / O Cod. (Coadjutor) José Soares Diniz.”

VIANNA, Francisca de Souza / ABREU, João Teixeira − Curia Metropolitana de Belo Horizonte, Santa Luzia, 1809, nov / 1822, nov, fl. 90 v.

Batismo − “Aos vinte e nove de Outubro de mil oitocentos e dezanove na Capella da Quinta o Padre José Nepomuceno Pereira de licença minha baptizou e pos os Santos Oleos a Maria innocente filha legitima de José Teixeira de Abreu e de Francisca de Souza Vianna; forão padrinhos Antonio de Souza Vianna* (* tio) e Josefa Fernandes de Azevedo do q.e se fez este assento, que asssignei. O Vigro. Emcomd.o Manoel Pires de Miranda.”

MARIA, filha de Francisca de Souza Vianna − Cúria Metropolitana de Belo Horizonte, Santa Luzia, 1818 / 1833, fl. 7 v.

Batismo − “Aos dois de Agosto de mil oitocentos e vinte e um na Capella da Quinta o Reverendo João Nepomuceno Pereira de licença Parochial baptizou e poz os Sanctos Oleos a Silvana inocente filha legitima de João Pereira de Abreu e de Francisca de Souza; forão padrinhos Luciano José de Moura e Josefa de Azevedo, molher de Antonio de Soiza Viana* (* tia afim) de que se fez este assento que assignei. / O Vgro. Manoel Pires de Miranda.”

SILVANA, filha de Francisca de Souza Vianna − Cúria Metropolitana de Belo Horizonte, Santa Luzia, 1818 / 1833, fl. 64.

Casamento − “Aos onze de Outubro de mil oitocentos e treze annos, na Capella da Carreira Comprida, pelas duas horas da tarde, pouco mais ou menos, havendo Provisão do muito dº. (digno) Vigario da Vara desta Comarca, na presença do Reverendo Parocho desta Freguesia João de Soiza de Carvalho, e das Testemunhas, o Vigario da Vara o Doutor José da Costa Moreira, o vigário de Congonha Francisco de Souza Barros, se receberão em Matrimonio Jose de Souza Vianna e Dona Maria Candida da Assumpcao, elle filho legitimo do Alferes Bernardo de Souza Vianna e Dona Angelica Maria Ribeira, ella filha legítima do Tenente Coronel Antonio Ferreira da Fonseca e Dona Josefa Maria da Conceyção (de Abreu Velloso), naturaes desta Freguesia e residentes, e receberão as bençoins nupciais. / O Coad. José Soares Diniz.”

VIANNA, José de Souza / F. FERREIRA, Maria Cândida da Assumpção − Cúria Metropolitana de Belo Horizonte, Santa Luzia, fl. 33.

Óbito − “Aos vinte e seis de Abril de mil oitocentos e cinco sepultou-se dentro desta Matris de Santa Luzia, Ritta de Souza Vianna, de idade de 57 annos; solteira, a qual faleceo com os Sacramentos da Penitencia e Extrema Unção e foi encomendada Parochialmente, do que se fes este assento, que assignei. / O Vigário José Joaquim Teixeira.”

VIANNA, Ritta de Souza – Cúria Metropolitana de Belo Horizonte, Santa Luzia, 1825/1873, fl.144 v.

Casamento − “Aos sette de junho de mil oitocentos e trinta e oito na Capella de Santo Antonio da Venda Nova, feitas as Diligencias do estillo, sem descobrir impedimento outro algum mais do que o da consanguinidade em segundo grao da linha transversal, de que foram dispensados pelo Illustrissimo Cabido, de licença Parochial em presença do Reverendíssimo Conego Bernardo Hipolito Pereira Meirelles e das testemunhas Francisco de Assis Pereira e Joaquim Ignácio de Castilho, de mutuo consentimento se reberao em Matrimonio por palavras do presente Bernardino de Souza Vianna, branco, Agricultor, de idade de cincoenta annos pouco mais ou menos, filho legitimo de Bernardo de Souza Vianna e de Dona Angelica Maria Ribeiro e Maria do Nascimento de idade de quarenta e tantos annos, filha natural de Luzia do Nascimento, ambos os contraentes naturaes batizados e moradores nesta Freguezia de Santa Luzia; e abençoados na forma do Ritual Romano de que se fez este assento e termo que assigno. / O Vigr.o Manoel Pires de Miranda.”

Bernardo Mosso - casamento

VIANNA, Bernardo (Bernardino) de Souza Vianna / NASCIMENTO, Maria do − Cúria Metropolitana de Belo Horizonte, Santa Luzia, fl. 37 v.

— — —

  Organização, texto e arte: EDUARDO DE PAULA / Colaboração: Berta Vianna Palhares Bigarella

Anúncios

6 opiniões sobre “Genealogia SOUZA VIANNA (I)

  1. Olá Eduardo!

    Estes documentos são mesmo preciosos! Muita coisa já estava no seu outro Blog, mas a organização deste facilita a busca de antepassados. Parabéns por mais este belo trabalho!

    João Vianna

  2. Eduardo,
    Meus parabéns Eduardo! Que dedicação! É maravilhoso ver um trabalho tão bem feito como este. E o bonito vai ser encontrar muitos primos por aqui.
    Um grande abraço,
    Kathya Viana Catalan Iezzi.

    • Kathya:
      Você viu a primeira página. Com o tempo, irei acrescentando outros documentos.
      Muito obrigado e um abraço do Eduardo.

  3. Eduardo,
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho.

    Bom, iniciei recentemente um estudo genealógico da minha família e encontrei várias ligações com as famílias Souza Vianna e Santos Vianna. Descobri antepassados em Sabará, Santa Luzia, Taquaraçu de Minas e Jaboticatubas. Gostaria de trocar informações sobre os descendentes de Alferes Bernardo de Souza Vianna e aprender um pouco sobre genealogia.

    Meu email para contato é: eduardomaiamarques@yahoo.com.br

    Certo de sua atenção,
    Cordialmente,
    Eduardo Emílio Maia Marques

    • Eduardo Emílio:
      Muito obrigado. Por favor, entre em contato comigo por email. Terei muito prazer em lhe repassar as informações que possuo.
      Um abraço do
      Eduardo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s